iG - Internet Group

iBest

brTurbo


03/04 - 10:35hs

Buza Ferraz morre aos 59 anos; corpo do ator é enterrado no Rio de Janeiro

iG São Paulo

Atualizada às 16h50

 

RIO DE JANEIRO – O ator e diretor Buza Ferraz morreu na madrugada deste sábado (3) no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. Vítima de um mal-estar, ele foi levado rapidamente para a instituição, onde sofreu três paradas cardíacas enquanto era atendido.

 

Veja fotos: Relembre algumas fases da carreira do ator e diretor

 

Divulgação

 A última novela de Buza Ferraz na Rede Globo foi "Páginas da Vida", em 2006

 

Filho de família tradicional carioca, formou-se em Jornalismo, mas optou por se dedicar à dramaturgia. Apoiado pelo pai, começou a trabalhar no teatro em 1969, com musical "Hair", que contava com Sônia Braga no elenco. Em pouco tempo, Ferraz chegou ao cargo de diretor.

 

Na TV, foi galã de diversas produções globais dos anos 80. Sua estreia aconteceu ao lado de Regina Duarte e Francisco Cuoco na novela "Selva de Pedra", de Janet Clair. Seu papel mais importante na TV, no entanto, foi na novela "O Rebu" (1972), que exibiu o primeiro caso homossexual da teledramaturgia nacional.

 

Botafoguense, já foi casado com a atriz Gilda Guilhon. Em 1985, Buza perdeu o pai, que cometeu suicídio.

 

Em 1998, se afastou da tv para fazer cinema. Através de sua Bigdeni Filmes, produziu "Estorvo", adaptado do romance de Chico Buarque de Hollanda. Esteve à frente de um único longa-metragem – "For All, o Trampolim da Vitória" (1996), grande vencedor do 25º Festival de Gramado. Seus trabalhos mais recentes foram nas séries "Malhação" e "Casos e Acasos", embora sua última novela tenha sido "Páginas da Vida" (2006), de Manoel Carlos.

 

Era casado com Denise Maia, com quem teve cinco filhos e uma enteada. Em entrevista ao RJ TV, da Rede Globo, Denise revelou que o marido lutava contra uma leucemia, mas que sua morte não teve qualquer associação com a doença. Ainda de acordo com a viúva, Buza estava em um sítio em Teresópolis, região serrana do Rio, quando começou a passar mal. "Os médicos pediram que ele voltasse para o Rio e procurasse atendimento. Quando ele chegou no hospital teve três paradas cardíacas e uma espécie de edema pulmonar", contou.

 

Roberto Filho/AgNews

Os filhos e a mulher, Denise, aplaudiram Buza durante o sepultamento

 

Familiares e amigos lotaram a capela 1 do Cemitério São João Batista, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro. O corpo do ator foi velado desde às 11h e enterrado às 16h deste sábado (3).

 

Roberto Filho/AgNews

Mário José Paz, Marcelo Serrado, Ana Ferraz e Antonio Grassi foram alguns dos amigos presentes no enterro de Buza Ferraz

Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


TV Globo / Divulgação

buza ferraz

Buza Ferraz em "Casos e Acasos", seu último trabalho na TV, em 2008

publicidade

Contador de notícias