Babado






notícia publicada em 03/03/2005 às 20:18

Bruna Marquezine é auxiliada por Monjardim para viver cega



TV Globo
Bruna Marquezine é auxiliada pelo diretor Jayme Monjardim
Bruna Marquezine é auxiliada pelo diretor Jayme Monjardim

A personagem de Bruna Marquezine na próxima novela das oito, América, promete sensibilizar ainda mais que a pequena Salete de Mulheres Apaixonadas. Ela interpreta Maria Flor, uma garotinha que nasceu cega e quase não sai de casa porque sua mãe não sabe como lidar com a deficiência da filha e apenas sofre com isso.

Para compor a personagem Bruna contou, e ainda conta, com a ajuda de Duda, aluna do Instituto Benjamin Constant que é cega de nascença. Ela procura explicar para a atriz como é seu mundo e como imagina que cada coisa seja. Bruna também tem a ajuda do diretor Jayme Monjardim, que ajuda a atriz nos movimentos a serem realizados durante cada cena.

Antes de começar a gravar, Bruna Marquezine, assim como Marcos Frota, que também interpreta um cego na trama, passaram por um treinamento rigoroso. Os dois atravessaram dias executando tarefas consideradas normais com uma venda nos olhos.

A autora Glória Perez quer mostrar com a história dos personagens que os deficientes visuais sofrem muito preconceito no Brasil e não deveriam, pois conseguem viver como qualquer pessoa que enxergue.

- Existe um grande preconceito contra a pessoa cega e vejo isso como um problema mundial. O preconceito impede que ela se desenvolva. Nós imaginamos que não conseguiríamos fazer nada se ficássemos cegos, mas eles têm uma vida e querem mostrar seus talentos e capacidades. Todo mundo tem como defesa se afastar do que não conhece. Quero trazer as pessoas para a intimidade desse universo, afirma Glória.

Para montar o núcleo de Bruna Marquezine e Marcos Frota, a autora entrevistou vários deficientes visuais. Além do Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro, Glória também visitou as Fundações Lara Mara e Dorina Nowill, de São Paulo, e buscou referências no projeto DOSVOX, um programa para a utilização de computadores por deficientes visuais.



Veja mais notícias de: Bruna Marquezine