Babado






notícia publicada em 03/06/2003 às 19:39

Clone de Quico, do seriado Chaves, confunde público no interior de SP



Diário do Litoral/Itajaí
Roberto Vasquez normal e caracterizado como Quico
Roberto Vasquez normal e caracterizado como Quico

Por Daniel Palmieri

"Quico, o dono das bochechas mais famosas da TV". Com essa frase, um carro de som promoveu o Circo do Quico na cidade de Assis (SP), há duas semanas. Quem esperava encontrar o legítimo Quico do seriado Chaves, no entanto, estava enganado.

- Uma coisa é o criador, outra coisa é o intérprete, que é o Carlos Villagrán. Eu criei o personagem e tenho o registro internacional, nos Estados Unidos, desde 1970, argumenta Roberto Vasquez, 61 anos, que se diz conhecido no México como Quico Dois.

A companhia circense de Vasquez passou por cidades do Sul do Brasil e percorre agora o interior de São Paulo, sempre levantando polêmica. Segundo uma diretora de escola, que recebeu em seu colégio um divulgador do espetáculo, não foi explicado aos alunos que o tal Quico não é aquele que aparece na televisão:

Segundo a diretora, o promoter mencionou o seriado, comentou que os episódios não eram gravados há trinta anos. Ela pensou que fosse o Quico da TV. Os alunos que estiveram no circo voltaram para casa acreditando ter conhecido o Quico que vêem no SBT.

- Tenho o direito de autor. Se criei o personagem, por que não vou me fazer conhecido pelas pessoas? É muito difícil lidar com isso. Me custa um pouco de trabalho e aborrecimento, defende-se Vasquez.

A secretária de escola Valdirene Vieira Santos, que levou os dois filhos para assistir ao circo, também saiu do espetáculo pensando ter visto o Quico da TV. Ela relata a gravação que inicia o espetáculo:

"Você já deve ter ouvido, por causa de um boato espalhado pela Rede Globo, que os personagens do Chaves morreram num acidente de avião. É tudo mentira, isso é devido à grande audiência do SBT. De fato, a Bruxa do 71, o Seu Madruga e o Jaiminho morreram, mas a Chiquinha, o Nhonho, o Chaves e a Florinda estão vivos e fazendo seus shows. E agora, com vocês, Quico, em mais uma prova de que ele está vivo..."

De acordo com Vasquez, o personagem foi criado no circo e levado à TV por Villagrán, com quem tem uma relação nada amistosa.

- Ele é muito fora de si, apesar de fazer um personagem tão bonito.

A reportagem do Babado entrou em contato com o jornal Diário do Litoral, de Itajaí (SC), cidade onde Vasquez fixou residência. A reportagem do jornal entrevistou por telefone Roberto Bolaños, intérprete e criador do Chaves, que afirma que Vasquez não passa de um falsário.

De acordo com a matéria, Vasquez não foi o criador do personagem. Ele teria feito algumas participações no seriado e inventado toda a história para excursionar pelo Brasil com seu circo. O seriado Chaves foi produzido pela rede mexicana Televisa nos anos 70 e 80 é exibido no Brasil pelo SBT desde 1984.