iG - Internet Group

iBest

brTurbo

17/02 - 14:46 BBB9: SMS, internet ou telefone - Saiba quanto vale o seu voto BBB9: SMS, internet ou telefone - Saiba quanto vale o seu voto Paula Balsinelli

Atualizada às 18h54

A entrada de Maíra e André no BBB9 - um mês após o início do programa - repercutiu negativamente fora do confinamento. Enquanto pesquisas de conceituados sites apontavam a rejeição do público com relação aos dois novos concorrentes, a TV Globo anunciou, na noite de domingo (15), que 59% do público votou pelo “sim”.

Segundo o jornal Folha de S.Paulo desta terça-feira (17), o diretor Boninho teria dito que o resultado da votação feita no site oficial do BBB9 resultou em recusa aos novos moradores. No entanto, 95% dos votos de telefone e SMS foram para o "sim". Ainda de acordo com a publicação, um voto por telefone vale mais do que um pela internet.

Para entender o critério adotado pela Rede Globo na contagem de votos, o Babado entrou em contato com a emissora e obteve a seguinte resposta: "A ponderação dos votos é usada para garantir a representatividade estatística das três diferentes plataformas de votação: sms, internet e telefone", informou a Central Globo de Comunicação. Os detalhes da ponderação não são divulgados pela emissora.


Polêmica é antiga

O “quase” empate entre os participantes do BBB8 Rafinha e Gyselle gerou questionamentos na final da oitava edição do reality show. O campineiro superou a vice, Gyselle, por apenas 0,3 ponto percentual. O resultado gerou protestos de deputados do Piauí, terra natal da modelo.

Na época, a Folha de S.Paulo informou: “A complexa fórmula usada pela Globo leva em consideração o total de proprietários de telefones fixos, celulares e usuários de internet no país. Horários em que são dados os votos também influenciam (SMS vale mais de dia)”.

No mesmo mês, o seguinte texto foi publicado na revista Veja: “Não se chega ao resultado por uma soma simples, e sim graças a uma ponderação matemática. Na 'democracia' do BBB, um voto pela internet vale menos do que um por torpedo. E este, por sua vez, menos ainda do que o sufrágio pelo telefone. Os votos diurnos também têm peso menor que os noturnos. Essa equação, um tanto esotérica, representa uma tentativa de levar em conta as diferentes fatias da população que compõem a audiência do show.”

No início de 2009, notícias de bastidores davam conta de que o critério da soma de votos mudaria por conta da polêmica final do BBB8. Contudo, nenhuma comunicação oficial foi realizada até o momento.

Leia também:

Votos por telefone e SMS definiram escolha do público, diz jornal

O resultado da votação não bate com as pesquisas feitas por sites conceituados
 

Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG

Comente Termos de uso

Topo
Contador de notícias